O despertador toca e você se esconde debaixo do travesseiro, aperta o botão soneca e espera pelos próximos 5 despertadores que você colocou porque você já sabia que você não ia conseguir acordar no primeiro né? É eu sei bem como é isso. Você não tá sozinho cara… Até Marco Aurélio, um dos maiores imperadores de Roma já teve dificuldades pra levantar de manhã.
Você quer saber como é que esse grande imperador enfrentava esse desafio matinal pra poder levantar todos os dias e encarar o trabalho que tinha que ser feito? Então fica até o final do post que eu vou compartilhar com você essa dica sensacional que funcionava com o Imperador Marco Aurélio milhares de anos atrás e que tá funcionando hoje comigo também.
Quem foi Marco Aurélio?
O grande Marco Aurélio. Também conhecido como o último dos cinco bons imperadores romanos. Ele foi um general habilidoso e competente, mesmo não tendo nenhum treinamento em guerras e seu legado ficou conhecido por estar sempre colocando os desejos do povo a cima dos seus próprios desejos ou de sua glória.
A rotina dele era pesada, ele tinha longas reuniões com os seus conselheiros, andava pelas suas cumprimentando seus súditos, fazia planos pro futuro de Roma e de vez em quando ainda tinha que travar umas batalhas e umas guerras aí viu. Não era mole não… O cara tinha uma responsa gigantesca.
Mas a gente sabe né, ele era o mais poderoso ali do bagulho todo, ele era o imperador. Se ele fosse preguiçoso, como muitos outros líderes poderosos, ele poderia simplesmente delegar tarefas e falar assim: Você é meu conselheiro chefe eu quero que você vá pra reunião diária no meu lugar e faça um resumo pra mim pra eu saber o que aconteceu depois. Você é meu general, você vai pras reuniões de guerra, decide o que é que vai fazer, quais são os planos, as tática de ataque, as táticas de defesa e é isso aí. E hoje eu também não tô afim de ir na cidade falar com meus súditos, vou ficar aqui na minha cama vou dormir até mais tarde, depois eu vou tomar um banho de banheira, aquele banho quentinho com pétalas de rosas e depois eu vou passar um tempo com as minhas mulheres, eu quero um banquete daqueles viu? Você sabe como é que eu gosto. Traz um vinhosinho daquela safra de três mil anos que hoje eu quero relaxar.
Ele poderia fazer isso? Poderia, mas ele não fazia porque ele era comprometido com as suas tarefas, era comprometido com os seus propósitos e acima de tudo ele era comprometido com toda uma nação que dependia dele, que dependia dos seus feitos, que dependia das suas decisões. A vida de milhares de pessoas estava nas mãos dele e ele não podia deixar a preguiça atrapalhar nada disso né vei, o cara tinha uma responsa danada ali viu…
E quando você olha pra um cara assim que fez coisa pra caramba, você acha que ele era perfeito, que ele nunca teve preguiça, que ele nunca nunca teve problema pra levantar de manhã. Você acha que acordava todo doido, todo energizado pulando da cama, parecendo que deu um percy jackson ali e “Venha, venha chegue mais conselheiro, chegue mais, chegue mais, que é que tem pra hoje? diga aí! Tem que ir pra reunião? Bora! Chama os cara aí! Tem guerra hoje? Tem que ir pra cidade hoje? Simbora! Só vamo que o dia tá só começando!” Cabou o dia, na hora de dormir ele nem dormia… Oxe… Nada de dormir que dormir atrapalha a produtividade, ele ia fazer sabe o que? Trabalhar meu filho oxe… Tá pensando o quê? 24 horas por dia, 7 dias por semana, 34 dias por mês, 400 dias por ano ligadão no 220. É assim que você acha que ele trabalhava né? Não é assim não meu filho, não é assim não… Vá com calma viu…
Ele era o imperador, ele era barril, mas ele também era um ser humano, ele tinha que dormir ele tinha que descansar, ele também tinha preguiça, e ele também de vez em quando tinha dificuldades pra levantar da cama. E não sou eu que tô inventando isso não viu… Quem falou isso foi ele mesmo o próprio Marco Aurélio no livro dele intitulado de “Meditações”. Esse livro é o seguinte pra quem não conhece, resumo da história: titio Marco tinha um diário que todo dia ele registrava seus pensamentos, suas reflexões, suas meditações e aí depois que ele morreu os cara achou o diário dele e falou “Oxe, vamo vender, isso aí vai virar um livro, bota uma capa aí e já era”, é, eu sei… PRIVACIDADE ZERO! Fazer o que né? Ainda bem que o cara não escrevia putaria nesse diário senão ele tava lascado!
E é nesse diário aí, nesse livro de meditações que tem uma passagem onde ele conversa com ele mesmo. Um dia assim quando ele acordou com uma preguiça danada, queria ficar na cama dormindo o dia todo, aí ele não quis aceitar isso não, ele podia se dar ao luxo disso? poderia, mas ele não quis não, então ele ficou dividido, um lado dele queria levantar o outro queria ficar dormindo, todo fragmentado o cara… Aí ele começou a ter um diálogo interno entre o lado dele que tava de preguicinha e o lado dele que queria ficar na atividade. E aí ele escreveu tudo nesse livro das meditações, o diário dele no caso.
O desafio matinal de Marco Aurélio
O diálogo que ele escreveu foi o seguinte:
O lado preguiçoso dele tava lá deitado na cama, não queria levantar e lançou a seguinte provocação:
“Eu tô me sentindo muito bem aqui na minha cama debaixo do cobertor. Porque não podemos ficar aqui e ser felizes? Você não quer ser feliz imperador Marco?”
Marco deu um tapão na cara do preguiçoso (que por sinal era ele mesmo) e falou o seguinte:
“Então que dizer que você nasceu pra se sentir “bem” ao invés de fazer coisas e viver experiências? Você não vê as plantas, os pássaros, as formigas e as abelhas, todos eles indo fazer as suas tarefas individuais e colocando o mundo em ordem da melhor forma que podem? E você não tá afim de fazer as suas tarefas como ser humano? Por que você não tá correndo agora para fazer o que sua natureza exige de você?
O preguiçoso respondeu:
“Ah, mas eu tô tão cansado… Todo mundo tem que dormir de vez em quando… Só mais cinco minutinhos…”
Marco balança a cabeça assim como se tivesse concordando com ele e aí do nada, pah, ele dá o segundo tapa na cara do preguiçoso e fala:
“Concordo… Concordo com você… Todo mundo tem que dormir, mas a natureza estabeleceu um limite pra isso. Da mesma forma como estabeleceu um limite para comer e um limite para beber, e você já passou da sua cota. Você já teve mais do que o suficiente de descanso, mas ainda não teve o suficiente de trabalho. No trabalho você ainda tá muito abaixo da sua cota.”
“Você não se ama o suficiente. Se você se amasse o suficiente você também amaria a sua natureza e tudo que ela exige de você. As pessoas que amam o que fazem, fazem o que amam até não poder mais de tanto cansaço, elas se desgastam, elas até mesmo se esquecem de comer, de beber e de tomar banho. Você não tem respeito pela sua própria natureza da mesma forma que um artista tem pela sua arte? um músico pela sua música? um dançarino pela sua dança? Quando eles estão realmente possuídos pelo que fazem, preferem parar de comer e dormir do que desistir de praticar as suas artes. Ajudar os outros é menos importante pra você do que ficar dormindo? Não vale o seu esforço?”
Depois desse segundo tapa Marco conseguiu levantar e o preguiçoso ficou sem palavras. Voltou lá pras profundezas do inconsciente dele e ficou lá quetinho esperando pela próxima manhã onde ele atacaria novamente.
E Marco sabia que isso aconteceria novamente, ele sabia que o preguiçoso ia aparecer de novo algum dia então ele escreveu um recado pra si mesmo, que ele iria ler todos os dias que acordasse assim novamente. O recado dizia o seguinte:
“Ao amanhecer, quando tiver problemas para sair da cama, diga a si mesmo: “Eu tenho que ir trabalhar – como ser humano. Do que eu tenho pra reclamar, se vou fazer o que nasci pra fazer? Do que eu tenho pra reclamar se eu estou indo fazer as coisas pelas quais fui trazido ao mundo para fazer? Ou será que é para isso que eu fui criado? Pra me encolher debaixo dos cobertores e ficar quentinho?”
Iai, é pra isso que você foi criado? Pra se encolher debaixo do cobertor e ficar quentinho? Marco Aurélio dizia o seguinte: A gente não pode simplesmente existir. Todo ser humano tá programado pra se sentir deprimido e entediado se ficar descansando demais. Já tentou passar a semana inteira deitado na cama? Isso é mais difícil do que parece. Seres humanos precisam se mover e se manter ativos, precisam interagir com as coisas e com as pessoas. Você morre fisicamente e mentalmente se não fizer isso. Seus músculos ficam atrofiados e deterioram pouco a pouco. Você fica fraco e as outras pessoas mal vão te reconhecer como um ser humano. Esse é o trabalho que Marco Aurélio cita como sendo o trabalho de um ser humano. Se manter ativo, se movimentar. O ser humano não foi criado pra deitar na cama e ficar quentinho.
Se você quer ser um compositor, faça músicas todo dia. Se você quer ser um fotógrafo, levante e tire foto todos os dias. Não importa o que você vai fazer quando levantar da cama, contanto que você seja ativo, que faça alguma coisa. Você não pode se dar a escolha de levantar da cama ou não. Você não precisa escolher se vai levantar ou não. Você não precisa de motivação. Levantar da cama e fazer alguma coisa em si já é o propósito de todo ser humano, o que você vai fazer isso já é uma escolha sua.
Comments (0)